Fisioterapia e Câncer de Mama: o que é, como funciona e muito mais
Muitos não sabem, porém, Fisioterapia e Câncer de Mama andam juntos quando se trata em ajudar a paciente na recuperação dos procedimentos que envolvem o tratamento.
Abaixo explicamos melhor o quanto a Fisioterapia é útil no tratamento cirúrgico e com os medicamentos envolvendo o Câncer de Mama. Siga lendo para saber um pouco mais!
O que é Fisioterapia?
A Fisioterapia é a área da saúde que atua para ajudar na prevenção de problemas físicos, e principalmente na recuperação de problemas de saúde diversos.
Muitas pessoas acreditam que a Fisioterapia é necessária apenas quando se existe uma lesão na coluna ou espinha, após acidentes ou outras doenças, ou mesmo quando a pessoa passa muito tempo sem se movimentar.
Mas a verdade é que esta ciência pode ajudar pessoas em diversas condições de saúde, desde bebês prematuros, até pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos e outros tipos de tratamento, incluindo Câncer.
Como funciona a Fisioterapia para quem tem Câncer de Mama?
Para quem tem ou teve Câncer de Mama, a Fisioterapia pode ser essencial para ajudar na recuperação de funções básicas da paciente.
Basicamente são organizados exercícios, levando em consideração os limites e capacidades físicas da paciente no momento, que possam levá-la ao fortalecimento das áreas necessárias.
Os exercícios possuem processos de repetição, e podem ser realizados com ou sem equipamentos específicos.
São passados ainda exercícios simples, porém eficazes, para que as pacientes os desenvolvam em casa, e assim fortaleçam ainda mais o seu corpo como um todo.
Quais os objetivos a serem alcançados com a Fisioterapia e Câncer de Mama?
- Prevenir o surgimento de Linfedemas, que são o acúmulo de líquido em regiões como os braços e as pernas.
- Ajudar na reabilitação da paciente, para que ela recupere sua mobilidade após a cirurgia.
- Propiciar condições para reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos mais utilizados no tratamento de Câncer de Mama, como Quimioterapia e Radioterapia.
- Trazer autoestima e fortalecer a imagem que a paciente tem de si mesma, que pode ficar comprometida durante o tratamento.
Fisioterapia antes da cirurgia
Nesta etapa da Fisioterapia e Câncer de Mama o paciente vai receber principalmente orientações quanto a área operada, de maneira que possa compreender itens envolvendo:
- Movimentos que poderá ou não realizar.
- Curativos e cuidados com a área.
- Riscos associados à falta de cuidados.
São orientados ainda quanto a procedimentos para relaxar e reduzir a ansiedade e tensões, comuns antes de cirurgias muito complexas.
Fisioterapia após a cirurgia
A Fisioterapia e Câncer de Mama após o procedimento cirúrgico envolve principalmente:
- Auxiliar na correta movimentação dos braços, que por causa da área operada podem ficar muito tempo parados.
- Ajudar o paciente caso ele desenvolva problemas no sistema respiratório.
- Aprender e praticar técnicas de automassagem para drenar os líquidos acumulados.
Dentre outros processos, sendo que para cada um deles o Fisioterapeuta passa um ou mais exercícios simples e práticos, que ajudam na melhoria da saúde e qualidade de vida do paciente após o procedimento cirúrgico.
Procedimentos envolvendo Fisioterapia e Câncer de Mama são então essenciais para a plena recuperação das pacientes, de maneira que cada etapa do tratamento seja plenamente superada.
Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!
Fale com a gente
Precisa de alguma informação adicional?
Preencha seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você.