fatores de risco câncer de mama

Principais fatores de risco câncer de mama, prevenção e diagnóstico

O câncer de mama é o tumor que mais atinge as mulheres, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A melhor forma de obter cura é por meio do diagnóstico precoce e alguns cuidados pessoais, além disso, é recomendável se atentar a fatores de risco câncer de mama.

Embora não se tenha uma fórmula para evitar o câncer de mama, por meio de algumas atitudes simples do cotidiano é possível ficar mais atento e fugir dos fatores de risco câncer de mama, por isso veja abaixo quais são os principais e como fugir deles.

Principais fatores de risco câncer de mama

O câncer de mama não tem um causador único, trata-se de um conjunto de fatores que podem desencadear a doença. De forma bem resumida, existem três principais fatores de risco câncer de mama:

1) Fatores endócrinos

Os fatores endócrinos são os causados por estímulos produzidos pelo hormônio estrogênio como ocorre na menstruação precoce, na menopausa tardia, mulheres que têm a primeira gravidez após os 30 anos ou as que não têm filhos.

2) Fatores de risco câncer de mama: genéticos e hereditários

Os fatores hereditários estão relacionados à presença de mutações em determinados genes transmitidos na família. Mulheres com histórico de câncer em seus parentes consanguíneos devem observar a propensão, porém esse fator é o que representa o menor percentual das pessoas afetadas, de 5% a 10%.

3) Fatores ambientais e comportamentais

Os fatores comportamentais são aqueles relacionados aos maus hábitos, ou seja, como fumar, ingerir bebidas alcóolicas, sobrepeso e obesidade.

Mulheres mais velhas tem uma tendência maior a desenvolver o câncer de mama e aquelas que fazem uso de contraceptivo oral também estão mais propensas.

Prevenção e diagnóstico câncer de mama

Ainda não existe uma maneira de evitar o câncer de mama, por isso o mais aconselhável é trabalhar no diagnóstico, pois quanto mais cedo se identifica a doença, maiores são as chances de tratamento e cura.

É de suma importância que se faça exames rotineiros e tenha atenção a todas as alterações que possam surgir nas mamas, algumas das principais alterações costumam ser o aparecimento de nódulos, inchaços, irregularidades, descamações, dores, retração de mamilo ou secreções.

Portanto, para fazer um diagnóstico precocemente é necessário ir ao médico com regularidade e manter os exames em dia.

Estar em grupo de risco é um alerta para redobrar o cuidado e diminuir os fatores passiveis de modificação.

Como vimos até agora os fatores de risco câncer de mama são em sua grande parte advindo de ambientes, comportamentos e hormônios. E não de fatores hereditários que não permitem nenhum tipo de ação.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!