câncer de mama tem cura

Câncer de mama tem cura?

Muitas pessoas devem se questionar se o câncer de mama tem cura, já que essa é uma das doenças que mais acomete e mata mulheres no Brasil.

A verdade é que a cura do câncer de mama depende principalmente do quão avançada está a doença, e de quando o diagnóstico foi feito.

Siga lendo, pois abaixo explicamos um pouco mais sobre se câncer de mama tem cura.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma das categorias dessa doença, sendo que neste tipo as formações malignas se iniciam nas mamas da paciente, e sem o devido tratamento podem se espalhar para diversas áreas do corpo.

Geralmente ele se espalha pelas mamas, caixa torácica, clavícula e esterno, além das axilas.

Mas quanto mais ele avança sem o correto diagnóstico e tratamento, mais ele compromete outros órgãos e áreas do corpo, comprometendo ainda mais as chances de cura.

Diagnóstico

O câncer de mama tem cura, e o diagnóstico precoce é essencial para auxiliar devidamente nesse processo, sendo que a paciente deve realizar alguns procedimentos rotineiros básicos, como:

  • Autoexame mensal, principalmente após o fim da menstruação, de maneira a encontrar anormalidades e mudanças nas mamas e axilas.
  • Consultas regulares com o ginecologista.
  • Mamografia periódica, sendo recomendado que ela seja feita pelo menos uma vez ao ano.

E aí, a partir do momento que se tem a suspeita da doença, outras formas de diagnóstico são implementadas, como ultrassom, exames clínicos, radiografias e outros procedimentos.

Tratamentos

Para entender se câncer de mama tem cura é fundamental listar os tratamentos dessa doença. O tratamento do câncer de mama vai depender principalmente do estágio da doença, sendo que se utilizam procedimentos como:

  • Quimioterapia.
  • Radioterapia.
  • Hormonioterapia.
  • Intervenções cirúrgicas.

Os procedimentos podem ser utilizados juntos ou separados, em combinações definidas pelos médicos para auxiliar no processo de cura.

Lembrando que para muitos casos o câncer é quase totalmente curado, mas os pacientes ainda apresentam chances de recidivas, necessitando estarem sempre em alerta para a possibilidade de a doença voltar.

Câncer de mama tem cura?

Tem sim! Mas a cura total da condição de saúde vai depender de diversos tipos de situações e procedimentos.

Tratamento curativo

Sendo organizado pelos médicos responsáveis quando principalmente o câncer de mama não atingiu estágio de metástase em outros órgãos, mas se restringe principalmente às mamas e sua região.

O câncer de mama tem cura muito possível, e por isso o tratamento curativo é implementado, pois o objetivo é livrar o paciente de qualquer resquício da doença.

Tratamento intuitivo paliativo

O câncer de mama tem cura, porém para o sucesso e a cura do paciente, vários fatores são necessários.

Por isso em alguns casos os médicos aplicam tratamentos paliativos, focados principalmente em controlar a doença e dar mais qualidade de vida ao paciente.

Neste estágio existe metástase do câncer em outros órgãos do corpo, exigindo muitos procedimentos de tratamento, que podem causar outros problemas de saúde. Nestas condições, nem sempre o câncer de mama tem cura.

Por isso a importância do diagnóstico precoce, pois ele traz até 95% de chances de cura total da doença.

Então esteja sempre atenta ao seu corpo, de maneira que possa se prevenir e ter maiores condições de lutar contra a doença caso ela apareça em sua vida!

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!