especialista-em-mastologia

Quem é o especialista em mastologia?

Descobrir um nódulo na mama ao fazer um autoexame está cada vez mais comum, em parte devido ao maior acesso das pessoas a informações e campanhas de conscientização sobre o câncer de mama. Justamente nisso está a importância de saber quem é o especialista em mastologia.

É de extrema importância um diagnóstico correto e precoce, pois assim aumenta muito a chance de cura. E esse especialista estar habilitado para distinguir e confirmar se esse nódulo é benigno ou maligno.

Continue lendo esse post até o final e saiba qual a formação do especialista em mastologia e com qual frequência você deve consultá-lo. Confira!!!

Mas quem é o especialista em mastologia?

O especialista em mastologia é o médico que estuda doenças da mama e possui inúmeras conexões com outras áreas (ginecologia, patologia, genética, radiologia, oncologia, cirurgia). Ou seja, os mastologistas precisam misturar várias áreas específicas do conhecimento a fim de realizar plenamente sua prática.

E é nisso que está a importância dessa especialidade, pois antigamente o papel do mastologista era executado por um clínico geral e ginecologistas.

Mas diante das peculiaridades dos problemas mamários houve a necessidade de uma formação especifica para facilitar e acelerar os diagnósticos e com isso melhorar os prognósticos e cura.

Por isso, hoje cabe a este profissional diagnosticar e tratar todo e qualquer problema relacionado as mamas. Que vai desde as alterações mais simples (benignas) e até as situações mais complexas como o câncer de mama.

Em que consiste a formação do mastologista?

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o médico especialista em mastologia é aquele que tem um título de especialista conferido por ela e reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, no qual consiste em uma residência médica com duração de dois anos.

É importante mencionar que não basta ter apenas formação em medicina para se candidatar a especialista em mastologia. O médico para ser apto a cursar essa especialidade tem que ter residência médica concluída em ginecologia e obstetrícia ou cirurgião geral.

A recomendação é que as pessoas com algum tipo de problema nas mamas procurem um especialista em mastologia que seja reconhecido pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Quais doenças ele pode tratar e com qual frequência devo consultá-lo?

A principal doença relacionada a essa especialidade é o câncer de mama, mas além dela existem várias outras que também pode ser tratada pelo mastologista, tais como:

  • Assimetrias;
  • Nódulos;
  • Mastites; e entre outras.

Cada paciente vai receber uma atenção pessoal, onde o médico mastologista revisará seus registros médicos e histórico médico. Sempre que ao fazer o autoexame nas mamas, houver algum indício, você deve procurar um mastologista, independente de qual seja a sua idade.

A Sociedade Brasileira de Mastologia indica, em regra, que seja feita anualmente a visita ao mastologista a partir dos 40 anos. Mas, quando na família há casos de câncer de mama, o especialista em mastologia junto com a paciente irá definir qual deve ser o intervalo de verificação.

Fique atenta aos sinais, pois quanto antes for diagnosticado maior é a chance de cura. Por isso, mesmo que o indício seja mínimo não perca tempo e agende desde já a sua consulta!