secrecao-mamaria

Secreção mamária é normal?

A secreção mamária nem sempre é indicativo de alguma doença. Na verdade, em muitos casos as secreções são reações naturais do corpo.

Isso porque, os mamilos são preparados para eliminar diferentes tipos de líquidos. Desde secreções para a limpeza do corpo, células mortas e leite materno no caso de mulheres que estão amamentando.

Contudo, é preciso ficar em alerta sobre a cor da secreção mamilar. Confira mais detalhes no decorrer deste post!

Cor da secreção mamária pode indicar diferentes distúrbios

Para saber se a secreção mamária em questão indica alguma doença ou não, é necessário observar a cor dele. As amarronzadas, amareladas e esverdeadas, por exemplo, não tem qualquer relação com o câncer.

Nos episódios comuns de corrimento nos mamilos, eles estão ligados ao fato do ducto mamário ficar cheio por muito tempo e só então se esvaziar. Além disso, quando ele enche novamente é possível que haja nova secreção.

No entanto, quando a secreção mamária tem um aspecto leitoso ela pode indicar a produção excessiva do hormônio prolactina. Essa substância é produzida por uma glândula chamada hipófise e que fica na parte inferior do cérebro.

Esse tipo de disfunção hormonal pode ser desencadeado por um tumor. Normalmente ele é benigno, mas há casos que ele é maligno.

Nesse caso, o tratamento é feito com medicamentos e tem como foco controlar a produção do hormônio.

Por sua vez quando a secreção é transparente, como se fosse água, é necessário dar uma atenção especial. Isso porque esse tipo de líquido pode indicar uma doença grave, o câncer.

Importante ressaltar que caso a secreção mamária exale um cheiro ruim, é necessário redobrar os cuidados com a higienização do local. Isso porque até mesmo no caso dos corrimentos benignos, é possível que haja mau cheiro por conta da falta de limpeza adequada.

Quando ir ao médico por conta de secreção mamária?

Como visto acima, nem toda a secreção mamária é anormal. Mas, de modo geral, os especialistas recomendam que as mulheres sempre procurem um médico caso esse tipo de episódio aconteça.

Principalmente se houverem outros sinais fora do comum em conjunto com a secreção. Por exemplo, sintomas como:

  • Surgimento de nódulo no seio;
  • Coloração avermelhada da pele da mama;
  • Retração cutânea;
  • Dor ou inversão no mamilo;
  • Edema cutâneo;
  • Descamação do mamilo;
  • Presença de linfonodos.

Todos os sintomas acima são sinais de câncer. Logo, se houver secreção mamária com qualquer um dos sintomas acima, procure o quanto antes um médico.

Em caso de suspeita desse distúrbio a paciente será encaminhada para um especialista e irá realizar os exames necessários, como a mamografia. E caso seja atestada a doença, será iniciado o tratamento mais adequado.

Lembrando que todas as mulheres com mais de 40 anos de idade devem realizar a mamografia anualmente. Quanto antes o diagnóstico é feito, maiores são as chances de cura.

Conclusão

O ideal é que assim que você identifique uma secreção mamária, procure um médico. Somente o profissional poderá realizar os exames necessários para identificar qual o distúrbio que está desencadeando o problema.