mastologista

Você sabe o que faz um mastologista?

O ginecologista é considerado um dos especialistas mais importantes para as mulheres que desejam manter a saúde em dia. Contudo, quando o assunto é saúde das mamas, é importante entender o que faz um mastologista.

Essa é outra especialidade igualmente importante para o público feminino. E nesse post vamos explicar mais sobre sua função.

Mas afinal o que faz um mastologista?

Para você que deseja entender o que faz um mastologista, este é o médico responsável pela saúde das mamas.

Ele estuda, faz diagnósticos e indica tratamentos para doenças relacionadas às glândulas mamárias. É esse profissional da saúde, por exemplo, que pode definir o diagnóstico para o câncer de mama.

Ele também atua de maneira preventiva em relação aos distúrbios de mama. Atualmente, existem cerca de 1.800 especialistas do gênero que fazem parte da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Que tipos de doenças o mastologista pode identificar e tratar?

Além de saber o que faz um mastologista é importante que você compreenda também quais doença esse especialista é capaz de identifica e tratar. Pensando nisso, listamos abaixo alguns dos tipos de distúrbios que esse médico pode auxiliar na identificação e cura. Confira:

Nódulos e assimetrias

São distúrbios geralmente causados por grandes mudanças hormonais. No caso dos nódulos, eles são caroços com uma consistência mais firme. As assimetrias são alterações de mamografia. Já as assimetrias mamárias são caracterizadas por seios de tamanhos diferentes.

Ginecomastias

Já as ginecomastias são caracterizadas pelo crescimento anormal das mamas. Elas podem ocorrer tanto em mulheres como em homens.

Esses distúrbios podem ocorrer por diversos fatores, mas estão diretamente associados a mudanças hormonais. Por conta disso, são extremamente comuns durante o período da adolescência, quando o corpo passa por várias transformações.

Mastites

As mastites são inflamações mamarias muito comuns na amamentação. Elas surgem por conta de uma bactéria que integra a flora da boca do bebê. E por conta da amamentação, acaba passando para o organismo da mãe, infectando as mamas.

O mastologista tem a função de diagnosticar e cuidar desse tipo de inflamação, além de orientar as mães sobre a alimentação dos bebês.

Quando é necessário procurar esse tipo de especialista?

Sempre que houver algum tipo de alteração nas mamas, independentemente da idade da paciente, é indicado procurar um especialista do gênero.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia orienta que a partir dos 40 anos as mulheres devem fazer mamografia, além de visitar o mastologista anualmente.

Mas, em caso de mulheres que são consideradas grupos de risco, como aquelas que já tiveram algum caso de doença de mama na família, esse intervalo de tempo deve ser menor.

Agora que você sabe o que faz um mastologista, não deixe de manter a sua rotina de consultas em dia. A prevenção faz toda a diferença quando se deseja viver com mais saúde e qualidade de vida!