diagnóstico câncer de mama

Diagnóstico câncer de mama: exames, sintomas e prevenção

O diagnóstico câncer de mama prematuro garante uma margem de 95% de chance de cura, com o início imediato do tratamento, portanto atente-se sobre o assunto, conheça-se melhor, cuide-se e tenha uma vida mais longa e saudável.

Lembre-se que o câncer de mama representa 25% de novos casos de câncer em mulheres no mundo e no Brasil, motivo pelo qual o tema é de extrema seriedade.

Exames de diagnóstico câncer de mama

O exame recomendado para diagnóstico câncer de mama em estágio inicial é a mamografia. Deve ser salientado que, além de aumentar as chances de cura, o diagnóstico inicial da doença garante um tratamento menos agressivo e com a preservação da mama.

O exame de mamografia deve ser feito uma vez ao ano em mulheres com idade acima de 40 anos ou, então, em casos específicos recomendados pelo médico, principalmente quando existem casos na família em grau de parentesco de 1º grau.

Ultrassom da mama

É um exame complementar de diagnóstico câncer de mama, geralmente feito quando é detectada alguma anomalia no exame de mamografia ou, então, quando a mulher apresenta mamas radiologicamente densas (quando possuem mais tecido fibroglandular, o que prejudica a visualização de nódulos através da mamografia).

O ultrassom da mama geralmente é feito por mulheres mais novas, com menos de 35 anos, e ajuda a identificar nódulos e cistos nas mamas.

O que fazer depois de identificadas alterações nos exames

Como parte do diagnóstico câncer de mama, caso sejam percebidas alterações nos exames acima indicados, o próximo passo é realizar uma biópsia para que, analisando as amostras de tecido, possa se verificar ou não a presença de células cancerígenas.

Com o resultado desse exame, pode-se fazer um estudo sobre a agressividade do tumor. Ou seja, qual o seu estágio, histórico clínico e familiar. Por fim, avaliam-se todas as condições do paciente e recomenda-se o melhor tratamento possível.

Sintomas do câncer de mama

Apesar da realização regular de exames seja essencial para o diagnóstico câncer de mama, independentemente da apresentação de sintomas, fique alerta caso qualquer das condições a seguir seja identificada:

  • Surgimento de nódulos nas mamas;
  • Retrações, irregularidades e inchaço (como casca de laranja) nas mamas;
  • Dor ou sensação de aversão ao mamilo;
  • Pele da mama ou mamilo com vermelhidão ou descamação;
  • Nódulos nas axilas;
  • Saída de fluídos pelos mamilos, principalmente com sangue.

Prevenção

Infelizmente, não existe uma forma de se evitar absolutamente o surgimento do câncer de mama. Razão pela qual o diagnóstico câncer de mama precoce ainda é a ferramenta mais segura e eficaz de combate contra a doença.

Apesar de existirem inúmeros fatores que contribuem ao desenvolvimento do câncer de mama, algumas atitudes podem colaborar para que se evite o surgimento da doença, como:

  • Controlar o peso;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar o fumo;
  • Não abusar da ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o uso prolongado do hormônio TRH (liberador de tireotrofina).

Tome todas as medidas necessárias para sempre garantir um diagnóstico câncer de mama precoce para garantir sucesso no tratamento.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!