Câncer de mama em homens: diagnostico, sintomas e tratamento
Apesar de menos incidente, o câncer de mama em homens é uma realidade e deve ser evitado e tratado preliminarmente, já que representa 1% dos casos de câncer em homens e, mesmo que raro, pode ser fatal. Saiba mais sobre o assunto neste post.
Diagnóstico do câncer de mama em homens
Ao contrário das mulheres, cuja incidência da doença é bem maior, não existe um exame específico e comumente realizado em homens para se fazer o rastreio precoce do câncer de mama.
Isso pode ser perigoso, pois por ser menos disseminada informação a respeito, o câncer de mama em homens geralmente é diagnosticado tardiamente, quando a doença já está mais avançada e agressiva.
Por isso mesmo, qualquer suspeita da doença deve servir de alerta para a procura de um profissional de confiança. Além de início imediato do tratamento e, para confirmação do diagnóstico, o exame indicado é a mamografia, seguida de biópsia para verificação de células cancerígenas na amostra de tecido.
Sintomas
Já que não faz parte da rotina médica dos homens a realização do exame de mamografia, como dito acima, o surgimento de qualquer sintoma deve ser um aviso para a procura de um médico que possa tratar de eventual câncer de mama em homens. Portanto, fique atento caso verifique qualquer das condições abaixo:
- Presença de caroço na mama;
- Inchaço próximo ao mamilo;
- Retração do mamilo;
- Dor em uma das mamas;
- Saída de secreção pelo mamilo, geralmente com sangue.
Deve ser salientado que a presença de um nódulo não necessariamente é sinônimo de câncer de mama. É bastante comum a chamada ginecomastia, que é o aumento benigno da mama do homem em razão da expansão da glândula mamária, sem qualquer risco para câncer de mama. Portanto, ir ao médico sempre é a melhor solução.
Tratamento do câncer de mama em homens
Caso diagnosticado o câncer de mama em homens, deve ser analisado qual o estágio da doença para estudo e conclusão de qual o melhor tratamento a ser feito.
Ao contrário das mulheres, os homens possuem mamas menores e, caso verificado o câncer, geralmente ocorre pelo surgimento de um nódulo atrás do mamilo. O reduzido tecido mamário prejudica a possibilidade de realização de um tratamento mais conservador, como geralmente é feito em mulheres, ou seja, com a manutenção da mama.
Isso quer dizer que, geralmente, para tratar do câncer de mama em homens necessita-se da retirada de todo o tecido mamário. O que inclui os mamilos (denominada mastectomia total). Além disso, é feita uma cirurgia na axila, como forma complementar de tratamento. Que consiste na retirada de um ou vários gânglios, o que é feito conjuntamente à mastectomia.
Como dito, a depender do estágio da enfermidade, além do tamanho e constituição do tumor. Outros tratamentos podem ser indicados, como quimioterapia, radioterapia e bloqueio de hormônios.
Ciente da ocorrência de câncer de mama em homens, é importante ter atenção redobrada no próprio corpo. Principalmente diante da raridade da realização de exames de rotina, para garantir que qualquer diagnóstico que ocorra seja precoce.
Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!
Fale com a gente
Precisa de alguma informação adicional?
Clique no botão abaixo e fale com a nossa equipe pelo WhatsApp