Fibroadenoma e câncer de mama: entenda a diferença
O aparecimento de nódulos, principalmente durante o período reprodutivo da mulher, causa receio e é normal que as mulheres se preocupem. Mas saiba que fibroadenoma e câncer de mama são coisas diferentes e, por isso, nem sempre o surgimento de um nódulo é motivo de grande preocupação.
Confira, abaixo, a diferença entre ambos e saiba o que fazer em cada caso.
Fibroadenoma e câncer de mama são diferentes
Como dissemos, fibroadenoma e câncer de mama não são a mesma coisa.
O fibroadenoma é o tumor benigno, mais comum em mulheres jovens (até 30 anos) ou que já tenham se submetido a cirurgias na mama.
As principais características do fribroadenoma são: a. facilmente palpáveis; b. movem-se quando se apalpa; c. medem de 2 a 3 cm; d. têm massa e contorno bem definidos; e. não se aderem aos tecidos ao seu redor.
Não é porque são benignos que as mulheres não devem procurar por ajuda médica nesses casos. Algumas vezes o câncer de mama pode parecer um fibroadenoma no início. Por isso mesmo que a consulta a médico especializado é vital em todos os casos, até mesmo no nódulo benigno.
O tratamento do fibroadenoma geralmente é a cirurgia (retirada do nódulo). Mas, a cirurgia deve ser restrita somente a casos em que há deformidade mamária ou desconforto da paciente.
Câncer de mama
A principal diferença entre fibroadenoma e câncer de mama consiste na existência de nódulos diversos.
Retomando as características dos fibroadenomas acima listadas, observe que, diferentemente, o câncer de mama tem um nódulo: a. irregular; b. bordas e massa mal definidas; c. não é maleável; d. fica fixo em um local; e. apresenta aderência ao tecido ao redor.
Por mais que o auto exame seja importante e através deste seja possível identificar o tumor maligno, na maioria das vezes a identificação é feita por intermédio do exame de mamografia, razão pela qual a importância deste procedimento é tamanha. Vale relembrar que muitas vezes o câncer de mama é indolor.
Para destacar diferenças entre fibroadenoma e câncer de mama, vale mencionar que, apesar de ser na maioria das vezes uma doença silenciosa, o câncer de mama pode ocasionar secreção nos mamilos, retração da pele do mamilo e assimetria nos seios. Portanto, atenção a qualquer desses sinais.
Conclusão
Por mais que existam diferenças entre fibroadenoma e câncer de mama e que, sendo benigno, o tumor não deve causar problemas, a atenção ao próprio corpo deve ser uma constante e as campanhas de conscientização sempre devem espalhar a maior quantidade de informação possível.
Independentemente de quais os seus sintomas e diagnóstico, sempre procure por ajuda especializada e nunca menospreze os sinais que o seu está dando; a realização regular de exames é a única forma segura de garantir sua saúde.
Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!
Fale com a gente
Precisa de alguma informação adicional?
Clique no botão abaixo e fale com a nossa equipe pelo WhatsApp