entenda sua mamografia

Entenda sua mamografia: tudo o que você precisa saber

Para que você entenda sua mamografia, nos dedicamos a organizar este artigo simples e direto, que busca te mostrar exatamente o que pode aparecer num exame do tipo, essencial para a saúde da mulher.

É só continuar lendo, já que alguns itens serão essenciais e irão te ajudar muito para que se entenda sua mamografia e como anda a sua saúde.

Para que serve a mamografia?

A mamografia é um exame físico feito com o uso de uma máquina, que serve para duas finalidades básicas:

  • Prevenir – sendo utilizada como maneira de diagnosticar o mais precocemente possível nódulo nas mamas, o que pode indicar câncer na região.
  • Diagnosticar – processo onde já existe suspeita, e a mamografia ajuda a ter uma precisão maior do diagnóstico, junto com outros tipos de exames.

Entenda sua mamografia

A mamografia é um exame de radiologia, que busca nódulos e outras alterações nas mamas, para assim buscar determinar o que acontece na região.

Os resultados do exame serão classificados de acordo com a escala BI-RADS, organizada pelos Estados Unidos e padronizada para todos os exames do tipo.

Ela funciona da seguinte forma:

  • Zero – inconclusivo. A mamografia não chegou a um resultado, e outros exames serão necessários para compreender melhor a região.
  • Um – normal. Nenhuma alteração foi verificada, e a mamografia foi feita como exame de rotina.
  • Dois – alterações do tipo benigno foram encontradas. A mamografia segue como sendo rotina.
  • Três – para que você entenda sua mamografia, nesse grau, as alterações podem ou não serem benignas. Se recomenda que a paciente retorne em 6 meses para nova mamografia.
  • Quatro – as alterações encontradas indicam certa suspeita. Outros exames devem ser realizados, como a biópsia da mama, para assim verificar o que acontece na região.
  • Cinco – existem alterações que levantam forte suspeita de câncer. A biópsia da mama e outros exames também são indicados.
  • Seis – o exame conseguiu detectar uma lesão do tipo maligna, e como já se sabe o diagnóstico, um resultado do tipo é usado para determinar as demais etapas do tratamento.

Entenda sua mamografia: o que fazer depois que eu pegar o resultado?

Depois de pegar o resultado, você até pode fazer a leitura e encontrar a indicação do técnico que fez o exame, e assim entenda a mamografia.

Porém o mais indicado e altamente recomendado é que você leve os resultados ao seu médico o mais rápido possível, onde ele vai avaliar sua mamografia junto a outros exames para compreender melhor como está nossa saúde.

E é muito importante que você leve os resultados ao seu médico!

A internet nos fornece muita informação, como o que sempre passamos em nossos artigos, mas a saúde de cada pessoa é muito individual, necessitando de outras avaliações para se ter uma precisão do processo.

Então busque não entrar em pânico caso veja números mais altos, como de 3 a 6, e já marque com o seu médico, de maneira que ele avalie bem o resultado, te informe melhor e organize outras etapas caso necessário.

A mamografia é um exame essencial para ajudar no diagnóstico precoce e preciso do Câncer de mama, sendo essencial que mulheres acima de 40 anos façam a mesma anualmente!

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!