BIRADS: tudo o que você precisa saber
Hoje vamos explicar melhor o que é a sigla BIRADS e em qual exame ela aparece, trazendo diversas opções de resultado para uma única avaliação.
É só permanecer atento na leitura, para assim compreender melhor o que exatamente é BIRADS!
Qual o significado?
BIRADS é a sigla para algumas palavras em inglês: Breast Imaging Reporting and Data System – BIRADS.
Em português, esta frase grandinha basicamente significa que são os dados colhidos a partir de um exame de imagem das mamas, que podem ser classificados através de um sistema.
O processo todo foi desenvolvido em 2003 nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil no ano de 2005, sendo amplamente utilizado em laboratório e como meio de prevenção e diagnóstico para Câncer de Mama.
Qual exame traz o BIRADS?
O BIRADS vem no resultado de exames de imagem da mama, principalmente a mamografia, que deve ser realizada anualmente após os 40 anos.
Como funciona a classificação do BIRADS?
O BIRADS classifica os resultados obtidos em sete níveis diferentes, para que os médicos saibam com uma maior certeza sobre como proceder com a paciente. Segue a classificação do BIRADS:
- Zero – este resultado é fornecido quando o exame não conseguiu identificar a existência ou não de anormalidades. Recomenda-se a realização de outros procedimentos.
- Um – esta numeração indica um baixo risco de câncer, sendo que se verifica que não existem alterações e a paciente deve seguir realizando a mamografia anualmente.
- Dois – aqui, alterações já são encontradas, mas elas são classificadas como benignas sem risco de câncer. Também se recomenda mamografia anual para acompanhamento.
- Três – as alterações encontradas têm alta possibilidade de serem benignas, e menos de 2% de chance de serem malignas. Aqui se recomenda acompanhamento semestral para verificar se os nódulos evoluem ou não.
- Quatro – os itens encontrados, nesta etapa de classificação do BIRADS, possuem 20% de chance de ser câncer. Uma biópsia da área já é recomendada, para assim ter um diagnóstico mais preciso.
- Cinco – as lesões possuem 95% de chance de se câncer. A biópsia também é indicada, bem como outros exames para se iniciar o tratamento.
- Seis – este tipo de resultado aparece para pacientes que já possuem diagnóstico de câncer de mama e já estão em tratamento. É o nível em que se acompanha a redução das lesões malignas na mama.
O que fazer com o resultado?
O primeiro passo é não entrar em pânico e procurar o seu médico, para que, de acordo com outras avaliações, ele organize as próximas etapas a serem realizadas, resguardando a sua saúde ao máximo.
Os resultados do BIRADS podem assustar, porém esta classificação serve justamente para que se avalie melhor o estágio da paciente.
O BIRADS serve então para ajudar os médicos a estabelecerem as melhores opções de tratamento, buscando se prevenir ao máximo contra o Câncer de mama e assim preservar a saúde e vitalidade das pacientes!
Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!
Fale com a gente
Precisa de alguma informação adicional?
Preencha seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você.