risco de Câncer de Mama

Risco de Câncer de Mama: conheça abaixo

Existem diversos fatores que trazem o risco de Câncer de Mama, relacionados a diversos itens, como genética, problemas hormonais, ou mesmo a maneira como levamos nossa vida cotidiana.

Abaixo explicamos melhor cada um deles, te ajudando a compreender melhor quais são e assim se atentar mais para sua própria saúde, usando a prevenção como aliada. Siga lendo e assim saiba os principais itens sobre o tema desse texto.

Risco de Câncer de Mama

Seguem os três fatores mais considerados quando se fala em risco de Câncer de Mama.

1. Ambientais

Que na verdade compreendem ações de comportamento que podem aumentar o risco de Câncer de Mama, envolvendo situações corriqueiras do nosso cotidiano, como:

  • Abuso no consumo de bebidas alcoólicas.
  • Problemas no peso, como obesidade e sobrepeso.
  • Uso excessivo de anticoncepcionais.
  • Terapia de reposição hormonal.
  • Uso de testosterona.

Temos ainda a questão da idade, que quanto mais avançada, maiores as chances do desenvolvimento da doença.

2. Endócrinos

O risco de Câncer de Mama por fatores considerados endócrinos é aquele que compreende as situações abaixo. Ou seja, que alteram, para mais ou para menos, a produção do hormônio estrogênio no corpo da mulher. Exemplos:

  • Ter menstruado precocemente.
  • Estar na menopausa precoce.
  • Ter engravidado após os 30 anos de idade.
  • Ter mais de 30 anos e ainda não ter tido filhos.

É claro que isso não significa que todas as mulheres nestas condições irão desenvolver a doença, mas sim que precisam ficar atentas à sua saúde.

3. Genéticos

No caso do risco de Câncer de Mama, os fatores genéticos são aqueles que compreendem a chance de uma mulher desenvolver a doença, por ter na família pessoas que já tiveram ela ou outras modalidades.

Isso acontece principalmente por causa de mutações naturais que ocorrem em certos genes, passando de geração para geração familiar.

A prevenção é sempre a melhor opção contra qualquer risco de câncer de mama!

Pois, com ou sem fatores de risco de Câncer de Mama, a doença pode se manifestar, sendo que estar sempre em dia com a saúde é a melhor maneira de garantir um bom diagnóstico, tendo maiores chances de obter uma cura ou entrar em remissão.

Sobre os itens de prevenção que ajudam no diagnóstico precoce, melhorando as taxas de sobrevivência, temos:

  • Realizar periodicamente o autoexame das Mamas e região das axilas, procurando por deformações, nódulos, e mudanças na mama, como na cor, formato, secreções, dentre tantos outros.
  • Consultar semestralmente (para quem possui altos fatores de risco) e anualmente (para quem possui baixos fatores de risco) seu Ginecologista, que irá fazer análises clínicas e solicitar exames, a fim de avaliar sua saúde.
  • Se tiver mais de 40 anos, realizar anualmente o exame de Mamografia, que procura por nódulos nos seios.

Além é claro de melhorar seus hábitos, procurando se alimentar melhor, praticar atividades físicas regulares e cuidar da saúde mental, para que assim o corpo se fortaleça contra essa e outras condições de saúde.

O risco de Câncer de Mama tem ficado cada vez mais alto no período social em que vivemos, sendo essencial que você esteja sempre atento à sua saúde, se prevenindo e tendo maiores chances de combater a doença caso a desenvolva!

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!