biópsia mamária

Biópsia mamária: o que é, tipos e existem riscos

O procedimento conhecido como biópsia mamária é muito utilizado em caso de suspeitas de doenças na mama, como o câncer. E embora ele pareça ser complexo e doloroso, ele é na verdade um processo bem simples de análise do tecido mamário.

Abaixo explicamos melhor o que é o procedimento, evidenciando ainda os tipos mais utilizados de biópsia mamária e sua importância para um bom diagnóstico.

Siga atento nesta leitura, para que se informe melhor a respeito deste tema tão necessário, que é o Câncer de Mama.

O que é Biópsia mamária?

A biópsia mamária é um mini procedimento cirúrgico, realizado quando se existe suspeita de Câncer de Mama. Ela é a primeira etapa para avaliar os nódulos e tecidos da mama, procurando por anomalias cancerígenas.

Embora alguns dos procedimentos sejam feitos em centro cirúrgico, ele usa apenas anestesia localizada, e não exige nenhum tipo de internação após a realização.

Os tecidos colhidos irão passar por análises laboratoriais, em busca de determinar se a região possui células malignas ou benignas, e assim organizar melhor o tratamento dos pacientes.

Tipos realizados

Os tipos de biópsia mamária que podem ser realizados são:

  • Core Biopsy – um procedimento menos invasivo, que não precisa de toda uma estrutura cirúrgica, usando um equipamento de pistola com uma agulha, que colhe os tecidos necessários para o teste.
  • Mamotomia – semelhante à core-biópsia, mas a agulha é acoplada num sistema de vácuo, que permite maior retirada de material.
  • Linfonodo – onde numa pequena cirurgia, essa região da mama é retirada para posterior avaliação.
  • Punção – procedimento não cirúrgico que usa apenas uma agulha, inserida na região afetada, para colher células e assim fazer as devidas análises.

Importante ressaltar que a escolha do procedimento depende principalmente da análise do médico, de acordo com as suspeitas e as condições do paciente.

Existem riscos na Biópsia mamária?

De maneira geral os procedimentos de biópsia mamária não possuem nenhum tipo de risco, mesmo aqueles que são realizados com mini ou pequenas intervenções cirúrgicas.

O que o paciente precisa saber é que ele poderá sentir alguns incômodos na região, principalmente depois que o efeito da anestesia passar, e que podem ficar alguns edemas e pequenos hematomas, dependendo do tipo realizado.

Se tiver dúvidas, sempre converse com o seu médico sobre o que esperar num procedimento desses.

E caso sinta dores ou desconforto, relate ao seu médico, para que ele faça as avaliações necessárias e indique mecanismos para diminuir as sensações posteriores.

Por que fazer uma biópsia mamária?

Uma biópsia mamária é extremamente importante em caso de suspeita de Câncer de Mama, ajudando principalmente a ter a certeza da doença, e a verificar o estágio e expansão dela pelo corpo.

A partir dos resultados da biópsia mamária e de outros exames, o tratamento poderá ser organizado e iniciado, em busca de salvar a vida da paciente, com diversas intervenções.

A biópsia mamária é um processo importante para trazer um bom diagnóstico do Câncer de Mama, trazendo informações confiáveis a respeito da saúde da paciente, e baseando os tratamentos que serão escolhidos para ela.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!