Efeitos colaterais da quimioterapia: veja dicas para minimizar e o tempo de duração
Quais os efeitos colaterais da quimioterapia? A quimioterapia é um tratamento forte que agride e destrói as células doentes que formam o tumor, portanto é utilizada na maioria dos casos em que precisa ser tratado o câncer.
Por ser um tratamento sistêmico é comum que os pacientes acometidos sintam algum ou todos os efeitos colaterais da quimioterapia.
Para ajudar aqueles que estão em tratamento ou estarão em breve separamos algumas informações necessárias sobre os efeitos colaterais da quimioterapia e como lidar com eles da melhor maneira.
Principais efeitos colaterais da quimioterapia
O paciente em tratamento de quimioterapia precisa tomar diversos cuidados para reduzir os impactos, embora a rotina nem sempre sofra muitas alterações, algumas coisas terão que ser alteradas.
A Quimioterapia age diretamente na corrente sanguínea, por isso alcança o corpo inteiro, quando administrada ela ataca as células doentes, mas como as células saudáveis também estão crescendo no organismo.
E isso faz com que muitas delas também sejam afetadas e por essa razão é comum identificar alguns ou até mesmo todos os efeitos colaterais da quimioterapia conforme abaixo:
- Queda dos cabelos e pelos corporais (muitas vezes até sobrancelhas);
- Anemia;
- Baixa imunidade;
- Baixa das plaquetas;
- Diarreia ou intestino preso (em muitos casos até mesmo ambos);
- Cansaço e fadiga extrema;
- Alteração na pele: ressecamento, descamação, escurecimento;
- Flebite (inflamação nas veias);
- Diminuição da libido pode ser mais um dos efeitos colaterais da quimioterapia;
- Infertilidade definitiva;
- Enjoo e vômitos;
- Alteração do paladar;
- Alteração de sensibilidade nas mãos e pés.
Dicas para minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia
Infelizmente não é possível fugir desse tratamento, ou substitui-lo e muito menos se livrar dos efeitos colaterais que ele apresenta, porém, algumas ações podem reduzir os impactos.
As células mais afetadas pela quimioterapia são medula óssea, folículo capilar, revestimento da boca, sistema reprodutor e digestivo.
Em muitos casos é possível ministrar a quimioterapia juntamente com outros medicamentos que deverão proteger as células sadias do corpo, além disso, existem alguns tratamentos que garantem reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.
Os efeitos podem variar de acordo com o organismo, com situação clínica do paciente e também a escolha dos medicamentos a serem utilizados.
Muitos acreditam que fazer uso de vitaminas pode ajudar a melhorar a imunidade e com isso, mas o ideal é procurar a opinião do seu médico, pois algumas vitaminas podem atrapalhar o tratamento.
Tempo de duração dos efeitos
É comum que alguns efeitos colaterais sumam imediatamente após o fim do tratamento, porém alguns podem perdurar por meses, levando até mesmo anos para sumir completamente.
Se alguns órgãos forem afetados, como pulmão, coração, rins ou sistema reprodutivo os efeitos podem ser de longo prazo e isso vai depender do tipo de medicamento usado e das características individuais de cada paciente.
Algumas dicas para minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia:
- Organize a rotina de alimentação;
- Capriche na utilização de temperos e alimentos com sabor marcante para não sentir muito a perda do paladar;
- Não faça cotículas (elas são parte da defesa do organismo);
- Priorize alimentos ricos em água e sais minerais, pois a sensação de boca seca pode sumir.
O mais importante de tudo é cuidar da saúde emocional nesse momento, pois somos movidos pelas emoções e é comum ficar mais vulnerável.
Então se possível fique ao lado de pessoas que promovam seu bem-estar e aumente sua confiança. Já que a autoestima pode baixar quando começar a surgir os efeitos colaterais da quimioterapia.
Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!
Fale com a gente
Precisa de alguma informação adicional?
Preencha seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você.