Coronavírus e câncer de mama: entendendo sobre o assunto
Você já se perguntou se existe alguma relação entre o coronavírus e câncer de mama? Se por ter um posso acabar tendo outro?
Hoje vamos responder esta dúvida, de maneira que você compreenda o que de fato pode acontecer com quem está em tratamento de câncer de mama neste período de Pandemia pelo COVID-19.
Continue a leitura para saber mais!
Quem tem ou esteve tratando câncer de mama está mais propenso ao Coronavírus?
De maneira geral sim, mas não por causa da doença em si, mas principalmente porque o tratamento reduz a imunidade da paciente, o que a deixa no grupo de risco de contrair a doença e tê-la na forma mais grave.
Por isso é importante que, se você está em tratamento contra câncer de mama, redobre os cuidados durante este período de Pandemia do COVID-19.
Coronavírus e câncer de mama: o que fazer para me proteger?
Devem-se tomar os mesmos cuidados que todos estão sendo orientados a tomar, como permanecer em isolamento social se possível, evitando sair de casa e ter contato com pessoas que estão constantemente na rua. Entretanto, redobre a atenção!
Caso tenha contatos, as indicações principais são:
- Tomar banho e colocar roupas limpas toda vez que voltar para casa de uma saída na rua.
- Evitar contatos físicos com as pessoas que estão na rua, como apertos de mão, abraços, dentre outros.
- Lavar constantemente as mãos.
- Evitar o toque constante no rosto.
- Utilizar álcool em gel caso não tenha a opção de lavar as mãos.
- Manter as diversas superfícies comuns da casa sempre desinfetadas, como maçanetas, interruptores, chaves, dentre outros.
E caso saiba que alguém próximo a você esteja doente, seja com o COVID-19 ou não, evitar ao máximo o contato com a pessoa.
Devo cancelar minhas consultas e tratamentos?
Por conta do coronavírus e câncer de mama, devo cancelar minhas consultas e tratamento? A resposta é um forte NÃO!
Porém, antes de sair e se expor nas ruas, entre em contato com o seu Médico, para que ele te oriente melhor e te passe opções de consultas ou manutenção do seu tratamento, de maneira que sua saúde seja preservada.
Neste período o Governo Federal liberou o uso da Telemedicina, por exemplo, para que médicos possam acompanhar seus pacientes e assim avaliar se eles precisam de atendimento imediato ou não.
E se você estiver em tratamento, não cancele nada! Veja primeiro com o seu Médico o que pode e deve ser feito!
Tenho como aumentar minha imunidade?
Considerando o coronavírus e câncer de mama, e todas as incertezas do período, o tempo todo nos deparamos na internet com receitas “milagrosas”, que prometem aumentar a imunidade do nosso corpo.
Podem ser com o uso de medicamentos, ou mesmo com alimentos naturais, o fato é que essas receitas existem, e fazem muitas pessoas acreditarem nelas.
Porém, é preciso que você se lembre que, qualquer medicamento deve antes ser indicado pelo Médico, depois de avaliar corretamente o paciente. E que não existe fórmula mágica para melhorar sua imunidade.
O que pode ajudar no período é:
- Dormir bem.
- Manter-se hidratado, bebendo bastante água.
- Manter uma alimentação saudável e bem variada.
- Praticar atividade física sempre que possível.
Por fim, não entre em pânico com as informações que passamos por aqui!
Se tiver dúvidas, procure o seu médico, para que assim possa obter as respostas que deseja, mantendo sempre a sua saúde segura!
Gostou desse texto sobre coronavírus e câncer de mama? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!
Fale com a gente
Precisa de alguma informação adicional?
Preencha seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você.