Como diagnosticar Câncer de Mama
Se você quer saber como diagnosticar Câncer de Mama, está no local certo, considerando que iremos te explicar por aqui como a doença acontece e a importância de se prevenir.
Importante ressaltar que o Câncer de Mama acontece com muitas pessoas no mundo, e que a atenção constante a estes órgãos do nosso corpo é a melhor opção para se preparar para a doença.
Então não saia deste texto. Temos muito a te falar sobre a condição, de maneira a te ajudar a identificar os sintomas e saber como realizar o diagnóstico.
O que é Câncer de Mama?
Antes de entender como diagnosticar câncer de mama, vamos entender o que é. O Câncer de Mama é um tipo de condição que se forma principalmente nos seios, mais especificamente nas chamadas “glândulas mamárias”. Nessa região, começam a surgir nódulos, que se forem considerados benignos são chamados de tumores.
Se o tratamento correto, a condição pode levar a morte. Estima-se que pelo menos 60.000 pessoas no Brasil desenvolvem Câncer de Mama por ano, sendo em sua maioria mulheres, mas a condição também pode aparecer em homens, em menor percentual.
Sintomas e como diagnosticar Câncer de Mama
Os principais sintomas do Câncer de Mama são:
- Edemas e retrações na pele da mama.
- Dores nos seios.
- Hiperemia, que é o acúmulo de sangue em uma área dos seios.
- Descamações ou machucados nos mamilos.
- Secreção espontânea dos mamilos.
- Surgimento de nódulos em partes dos seios.
Agora vamos te explicar como diagnosticar Câncer de Mama, uma vez que os sintomas acima não são suficientes para um diagnóstico preciso da condição. Para tanto, é necessário realizar alguns testes e exames:
- Mamografia, Tomografia ou Ultrassonografia, de maneira a obter imagens da área, procurando geralmente nódulos.
- Biópsia, sendo o método mais seguro para confirmar se o nódulo identificado é benigno (quando não é câncer), ou maligno, o que indica que é Câncer de Mama.
- Outros tipos de exames clínicos, verificando principalmente alterações hormonais e a condição de saúde do paciente.
Além das análises feitas pelos especialistas da área, como o Mastologista (médico especializado em Mamas) e o Oncologista (médico especializado no tratamento de Câncer).
Agora que você já sabe quais os sintomas e como diagnosticar câncer de mama, vamos ver a seguir como são os tratamentos e prevenções.
Tratamentos e Prevenção
Após diagnosticar câncer de mama é preciso tratar. E os tratamentos da doença irão envolver diversos tipos de procedimentos, selecionados de acordo com o diagnóstico feito e a extensão da doença no paciente. Dentre as opções de tratamento, as principais são:
- Quimioterapia, utilizando medicamentos fortes que destroem as células cancerígenas.
- Medicamentos para controlar os hormônios.
- Radioterapia, utilizando a radiação no combate ao câncer.
- Intervenções cirúrgicas, para retirar os tumores encontrados. No caso do Câncer de Mama às vezes é necessário realizar o que se chama de Mastectomia, onde se retira não apenas o tumor, mas também o seio, ou os dois se for o caso.
Mas é claro que o melhor tratamento é a prevenção, que ajuda a diagnosticar câncer de mama mais rápido e aumenta as chances de sucesso. Para se prevenir é importante realizar algumas ações, como:
- Autoexame mensal.
- Mamografia de acordo com a idade. Mulheres com mais de 40 anos devem fazer todos os anos.
- Estar em constante acompanhamento médico, principalmente se possui pessoas na família com a mesma condição.
Lembrando que todos estes procedimentos devem ser feitos a partir do acompanhamento de um médico especialista, de maneira que sua saúde seja realmente resguardada.
Gostou desse conteúdo sobre como diagnosticar câncer de mama? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!
Fale com a gente
Precisa de alguma informação adicional?
Preencha seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você.