quadrantectomia-de-mama

O que é a quadrantectomia de mama?

A quadrantectomia de mama (também conhecida como cirurgia conservadora de mama, segmento de mama ou ressecção segmentar) é uma das alternativas de tratamento para câncer na região. Nesse procedimento cirúrgico apenas parte da mama que foi afetada pela doença é retirada. Dessa maneira, o restante da glândula mamária é preservado.

Essa cirurgia foi desenvolvida por volta da década de 70, como uma alternativa a conhecida mastectomia, que consiste na retirada integral da mama.

Continue lendo esse post e confira quando esse procedimento é indicado!

Quando a quadrantectomia de mama é indicada?

Esse procedimento cirúrgico é indicado para casos de câncer de mama em estágio inicial. Um dos grandes diferenciais dessa alternativa é que ela tem as mesmas chances de cura que outras cirurgias do gênero, mas consegue manter a estética da mama.

Geralmente, a quadrantectomia de mama é indicada juntamente com um tratamento complementar como a quimioterapia ou radioterapia.

Um fator importante a ser ressaltado é que para esse procedimento cirúrgico possa ser realizado, é necessário que o tamanho do tumor tenha uma proporção adequada a mama, bem como uma margem de segurança para evitar deformidades.

Por conta disso, geralmente esse tratamento é indicado para tumores menores que 5 cm.

Quando o procedimento não é indicado?

Existem alguns casos onde esse procedimento cirúrgico não é indicado. Em casos onde a paciente apresente a doença em área de microcalcificações difusas pela mama, ou também em área de extensão de microcalcificações essa não é uma opção recomendada.

Além disso, quando a paciente está com tumores carcinomas inflamatórios, primários ou secundários esse procedimento também é contraindicado. Entre outros casos onde esse procedimento não é uma opção recomenda estão:

  • Casos com múltiplas lesões em diferentes quadrantes das mamas;
  • Doenças autoimunes em atividade;
  • Falta de acesso à radioterapia.

Preparação e pós-operatório da quadrantectomia de mama

A preparação para a cirurgia começa com um jejum de 8 horas, juntamente com a suspensão de medicamentos que possa afetar o procedimento. Além disso, caso a paciente beba bebidas alcoólicas ou fume, esses hábitos também devem ser suspensos.

Durante o procedimento é usada a anestesia geral, e a internação geralmente dura entre 12 e 24 horas.

Após o procedimento a paciente deve ficar em repouso entre 7 e 14 dias. Esse período é essencial para evitar problemas como edemas e o acúmulo de líquido (seroma). Mas, não é necessária a imobilização do braço.

Inclusive, uma das recomendações é movimentar o membro. É muito comum que o médico indique a fisioterapia para evitar complicações bem como garantir uma recuperação mais rápida.

Mais um dos cuidados importantes depois da quadrantectomia de mama é a limpeza dos curativos e cicatriz. Essa higienização deve acontecer diariamente, com água e sabonete neutro. Isso irá ajudar a evitar infecções de ferida cirúrgica.

Além disso, a paciente precisa visitar o médico periodicamente, sendo que no começo da recuperação as consultas devem ser semanais.

A quadrantectomia de mama é uma opção de tratamento para quem sofre com o câncer de mama. Realizada em conjunto com outros tratamentos, a cirurgia pode garantir a cura da paciente e ainda manter a estética da região.