Conheça os principais tipos de câncer de mama
O Outubro Rosa traz em debate os cuidados que a mulher precisa ter em relação a própria saúde, consequentemente muitas dúvidas sobre o câncer de mama acabam surgindo. E uma delas é sobre os tipos de câncer de mama que existem atualmente.
Boa parte das pessoas acha que existe apenas um tipo. Contudo, existem várias categorias que classificam o câncer mamário em diferentes categorias. Conhecer cada uma delas é importante não apenas para o tratamento, mas principalmente para a prevenção.
Continue lendo esse post e confira mais sobre o câncer de mama e seus tipos.
Tipos de câncer de mama
O câncer de mama é um problema de saúde que apresenta diferentes tipos. Tudo vai depender da região mamária que ele compromete. Veja abaixo alguns tipos de câncer de mama:
Carcinoma ductal invasivo
Essa é a modalidade mais comum da doença. Ela também é conhecida como câncer de mama infiltrante, e se caracteriza por destruir a parede do docuto do seio e depois se expande para o tecido adiposo mamário.
Quando esse distúrbio não é tratado, ele se espalha e forma uma metástase em diferentes locais do organismo, desde a circulação sanguínea até o sistema linfático.
Carcinoma Ductal in Sito
Esse é um dos tipos de câncer que se caracteriza pela presença de células cancerosas ainda em estágio inicial, que não se espalharam pelos ductos.
Geralmente os tratamentos para essa modalidade da doença são bem menos agressivos. Além disso, a porcentagem de cura da paciente é alta, justamente porque o desenvolvimento das células cancerosas ainda está no começo.
Carcinoma lobular in situ
Nesse tipo, as células se desenvolvem nos lobos das glândulas. São esses lobos que produzem o leite materno durante o período de gestação e amamentação.
Esse tipo do distúrbio também é considerado menos agressivo. Ele também tende a apresentar tratamentos menos agressivos, uma vez que as células não se instalam nos lóbulos dos seios.
Carcinoma Lobular invasivo
O Carcinoma Lobular é um tipo de câncer que surge nos lóbulos mamários dos seios. Esse carcinoma está diretamente associado ao câncer de ovário.
E um dos grandes problemas desse carcinoma mamário é o fato dele apresentar um diagnóstico difícil de ser realizado ainda na fase inicial da doença. Por isso, as chances de metástase nesse caso são bastante elevadas.
Doença de Paget
Esse é um dos tipos de câncer mamário muito raro. Ele surge no tecido conjuntivo que reveste partes dos seios como, por exemplo, as auréolas ou mamilos. E ao contrário de outros tipos, ele pode ser notado com bastante facilidade, uma vez que a região dos seios fica totalmente inflamada e vermelha, criando uma espécie de crosta.
Além disso, a própria paciente apresenta sintomas de fácil percepção como coceira e hipersensibilidade na região. Se não tratado ou estágios mais avançados, ele pode se espalhar para outras regiões do corpo.
Agora que você já sabe quais os tipos de câncer de mama, não deixe realizar o autoexame regularmente, bem como fazer consultas preventivas no ginecologista. Quanto antes esse tipo de doença for diagnosticado, maiores serão as chances de sucesso no tratamento.
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!
Fale com a gente
Precisa de alguma informação adicional?
Preencha seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você.